fbpx
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

ARTIGO: Mais do que um shopping, uma família popular

Publicados

em

Misael Galvão
Em 21 de abril de 1995 nascia a Associação dos Camelôs do Shopping Popular, carregada de muitas histórias de luta e conquistas. Este dia foi o início de uma trajetória de sucesso. O ponto de partida da união e persistência do que seria uma grande família: a “família popular”.
Foi neste dia que, há 24 anos, teve origem o que seria hoje o nosso Shopping Popular de Cuiabá. Há quem o conheça por “Camelódromo”. Outros, como “Paraguaizinho”. Para além da sua nomenclatura, ele é um símbolo de como que a união tem o poder de superar qualquer obstáculo.
Se hoje é referência nacional na área de comércio popular e serviços, o Shopping Popular traz em seus pilares muito suor e dedicação de todos os que ajudaram a construir esta trajetória de exemplo ao longo dos anos. Uma trajetória que tenho orgulho em dizer que me dediquei com todo meu coração e fiz parte junto com nossos amigos camelôs.
Era outono em Cuiabá quando aproximadamente 400 camelôs foram retirados à força pela polícia da região central da cidade. Naquela época, eu era um camelô e também um líder de rua – profissão que me fez ter conhecimento sobre as preocupações que existiam entre os comerciantes diante da tentativa da Prefeitura em “organizar” os espaços do centro da Capital.
Apesar das discussões da nossa categoria com os representantes municipais, não houve entendimento e só nos restou sair. Isto nos levou até um novo local, um pequeno espaço afastado ao lado do Ginásio Dom Aquino. Um espaço sem estrutura em que o asfalto era o chão e o céu era nossa cobertura. Tentamos reivindicar um novo lugar, sem êxito. Muitos não acreditaram e foram embora.
A partir daí, carregamos conosco uma frase que serviu para este sucesso: “se é o único lugar que sobrou para nós, então iríamos transformá-lo no melhor lugar para se viver e trabalhar” – empenhar para fazer dele um grande gerador de empregos, para viver em sociedade comercial e, é claro, despontar como referência de Cuiabá para o Brasil. Uma missão nem um pouco fácil e que exigia muito mais do que vontade. Era preciso estruturar fisicamente o shopping e vencer, até mesmo, o preconceito da sociedade em relação aos ambulantes.
Sob uma cobertura de lona, enfrentamos o calor, o frio, as chuvas e tudo o que surgisse em nosso caminho. Por vezes, enchentes foram responsáveis pela perda de nossas mercadorias e barracas. Teve sofrimento, suor e muita garra. Logo, nós, camelôs, nos unimos e instituímos uma associação que pudesse representar a classe. Assim, tive a honra de disputar e vencer a primeira eleição para presidente em 1995.
Com o tempo, a união fez a força e buscamos a legalização de nossa classe. Alguns marcos possibilitaram que o shopping se tornasse o que ele é hoje. Contudo, um grito de vitória ecoou da garganta dos vendedores ambulantes em 2007 com a aprovação e publicação federal da Medida Provisória nº 380, que criou o Regime de Tributação Unificada (RTU) na importação de mercadorias do Paraguai. Esta conquista beneficiou microempresários optantes pelo programa Simples Nacional.
Outra vitória foi a legalização da categoria. Ela permitiu que muitos camelôs mudassem de vida ao se tornarem empreendedores – com empresas próprias, CNPJ e colaboradores. Tudo isso foi possível graças a uma grande vitória do diálogo com poder público. A Câmara Municipal esteve presente na aprovação da Lei 5.757, que garantiu uma Concessão Onerosa com a prefeitura e um TAC com Ministério Público. Este modelo único está sendo copiado nas grandes cidades do país. Muitos representantes públicos vieram até Cuiabá e levaram nossa experiência.
Nossa história é também pelo social e pela Capital. Nesta Concessão Onerosa, nós tivemos a oportunidade de construir e revitalizar todo o Complexo Poliesportivo Dom Aquino, um marco na saúde e bem-estar da população com 11 modalidade de esporte, e o mini estádio da antiga Prosol no bairro Dom Aquino. Há tempos pela solidariedade, retribuímos para Cuiabá tudo o que recebemos de carinho através de doações de sacolão e brinquedos todos os anos.
Hoje, essa é uma trajetória que gera quatro mil empregos direta e indiretamente em Cuiabá. Hoje, o Shopping Popular se consolidou como referência no mercado nacional e qualquer associado tem orgulho em dizer que faz parte dessa família.
Vida longa ao Shopping Popular, vida longa à família popular.
Nosso passado garantiu o presente e o presente garantirá nosso futuro.
Misael Galvão é presidente da Câmara Municipal de Cuiabá

Imprimir Voltar Compartilhar:  

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Teatro, fé e cidadania: Semana Santa tem programação especial em Cuiabá

Publicados

em

 

A Arena Pantanal será palco de um dos maiores espetáculos da Semana Santa em Mato Grosso. De 15 a 20 de abril, o público poderá assistir gratuitamente ao Auto da Paixão de Cristo 2025, no Setor Oeste do estádio, sempre às 19h. Na Sexta-Feira Santa (18), haverá duas sessões: às 18h30 e às 21h.

O ator Kayky Brito interpreta Jesus Cristo nesta superprodução ao ar livre, que reúne mais de 130 artistas em cena. A peça revive os últimos momentos de vida de Cristo na Terra, unindo fé, emoção e cultura em uma experiência voltada para toda a família.

Após um período de recuperação, Kayky Brito celebra seu retorno aos palcos com uma mensagem ao público:
“Convido todos vocês a vir ver a Paixão de Cristo. Deus é bom o tempo todo.”

Espetáculo para renovar a fé e fortalecer laços

Promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio do programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, o evento tem como objetivo proporcionar momentos de espiritualidade e reflexão.

“Celebrar a Paixão de Cristo fortalece nossa fé e nos faz pensar mais sobre nossas atitudes. É um evento para todos, que busca também reforçar os laços familiares”, destacou Virginia.

Além do teatro: serviços de cidadania

Durante todos os dias do espetáculo, das 14h às 18h, o público poderá participar do Mutirão da Cidadania, com atendimentos gratuitos como:

  • Emissão e 2ª via de documentos

  • Atendimento psicológico

  • Informações sobre o programa SER Família

  • Orientações sobre direitos e vínculos familiares

A iniciativa reforça o caráter social do projeto, que une cultura, fé e cidadania em um único espaço.


Programação completa:

📍 Local: Arena Pantanal – Setor Oeste
🎟 Entrada: Gratuita

Terça (15): 19h
Quarta (16): 19h
Quinta (17): 19h
Sexta (18): 18h30 e 21h
Sábado (19): 19h
Domingo (20): 19h

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Feira Cultural valoriza artesanato e transforma a vida de mulheres

Evento fomenta cultura regional, gera renda e fortalece autoestima de artesãs que encontraram no ofício um novo começo

Publicados

em

 

Mais uma edição da Feira Cultural Artesanato na Praça foi realizada na última quinta-feira (10.04), na Praça Alencastro, em Cuiabá, com uma programação que se estendeu das 8h às 16h e contou com diversas atrações artísticas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o artesanato como instrumento de integração social, valorização da cultura local e geração de renda para dezenas de artesãs que veem na atividade uma forma digna de sustento e reconstrução pessoal.

Idealizado pela professora e ex-vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença, o projeto tem se destacado por impactar positivamente a vida de muitas mulheres, especialmente àquelas que enfrentaram situações de vulnerabilidade social e violência doméstica.

“Por meio do projeto, muitas mulheres conseguiram obter independência financeira, aumentaram a autoestima e passaram a conhecer melhor as expressões culturais da nossa cidade. Tornaram-se empreendedoras. É um projeto que muda vidas”, destacou Jacy.

A programação artística da feira incluiu uma diversidade de estilos e talentos regionais. A abertura ficou por conta dos cantores gospel Thom & Dama, seguida pelas apresentações do trompetista Tony Maia e do violonista Marinho 7 Cordas. A cantora Leny Nobre se apresentou ao lado do pianista Allan Ferreira, e também marcaram presença no palco o grupo Siriri Elétrico, Tomaz do Rasqueado, Alex Plácido, Semites, Manoel 7 Cordas, o humorista Weber Fraga com sua personagem Comadre do Brasil e o mestre da viola de cocho Alcides Ribeiro.

A Feira Cultural já se consolidou como um espaço de valorização da arte popular cuiabana e de incentivo ao empreendedorismo feminino, reunindo cultura, arte e superação em um mesmo cenário.

Além da professora Jacy Proença o projeto é coordenado pela ERP Company e a Central Única das Favelas (CUFA) e a realização é da Unemat e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Também conta com o apoio institucional da professora Rosa Neide.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá inicia preparativos para os 48º Jogos Estudantis Cuiabanos

Publicados

em

 

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, deu início à organização da 48ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JEC’s). O evento, que integra o calendário oficial da cidade, é considerado uma das maiores competições esportivas escolares da capital e visa fomentar o esporte, a cidadania e o espírito de equipe entre os jovens estudantes da rede pública e privada.

Regulamentado pela Portaria nº 009/SMEsp/2025, o JEC’s 2025 contará com um Comitê Dirigente e uma Comissão Organizadora já nomeados, que têm a missão de estruturar todas as etapas da competição, desde o planejamento geral até a execução dos jogos. As atividades envolvem desde a contratação de serviços e pessoal, até a definição dos locais e cronogramas das disputas.

“O objetivo do JEC’s é fortalecer o desporto escolar, promovendo o desenvolvimento físico, social e educacional dos nossos jovens. A cada edição, reafirmamos o nosso compromisso com a valorização do esporte como ferramenta de inclusão e transformação”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves.

As competições serão divididas em modalidades individuais e coletivas, atendendo às categorias A (12 a 14 anos) e B (15 a 17 anos). A fase municipal dos jogos também serve como seletiva para as etapas estaduais dos Jogos Escolares Mato-grossenses e dos Jogos de Seleções, ampliando as oportunidades dos atletas cuiabanos em competições de alto nível.

Além da equipe técnica, coordenadores e arbitragem, o evento mobilizará centenas de profissionais e voluntários para garantir a segurança, a infraestrutura e o bom andamento das atividades. A Secretaria também planeja visitas técnicas às unidades esportivas para adequações e manutenção dos espaços que receberão os jogos.

Entre as modalidades esportivas ofertadas para a edição de 2025, estão:

Modalidades Coletivas:

– Basquetebol

– Futsal

– Handebol

– Voleibol

Modalidades Individuais:

– Atletismo

– Badminton

– Ciclismo

– Ginástica Rítmica

– Judô

– Luta Olímpica

– Natação

– Tênis de Mesa

– Xadrez

As delegações contarão com suporte completo, incluindo transporte, alimentação e acompanhamento de profissionais da saúde e da educação física. A previsão é que o número total de participantes ultrapasse duas mil pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e demais envolvidos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana