fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Antônio Wagner é o nome do PDT para enfrentar Mauro Mendes na disputa para governador

Publicados

em

O PDT de Ciro Gomes deve participar das eleições em Mato Grosso neste ano de 2022 tendo na sua cabeça de chapa, como candidato a governador, um sindicalista. Trata-se do advogado Antônio Wagner Nicácio de Oliveira que vem tendo atuação destacada como um dos diretores do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo de Mato Grosso (Sinpaig MT) e viee-presidente da representação mato-grossense da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

 

PDT SOB NOVO COMANDO

 

O nome de Antônio Wagner como pré- candidato do PDT surge juntamente com a Ascenção, dentro do partido, do vereador Lilo Pinheiro, de Cuiabá, escolhido pelo Diretório Nacional, para presidir o Diretório Estadual da legenda. Em cerimônia que aconteceu em Brasília, Lilo recebeu do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, a missão também de organizar e comandar a campanha do candidato Ciro Gomes à presidência da República em nosso Estado, traçando também todo o planejamento para a disputa das eleições para o Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Como secretário geral do PDT no Estado foi também escolhido o advogado Diogo Botelho que vai acumular as funções de presidente do Diretório Municipal de Cuiabá.

 

UM ATIVISTA DO FÓRUM SINDICAL

 

Como candidato a govenador, o sindicalista Antônio Wagner terá, entre suas responsabilidades, a de firmar um palanque para a campanha de Ciro Gomes em Mato Grosso. Além disso, deve liderar campanha de enfrentamento direto à candidatura à reeleição do atual governador do Estado Mauro Mendes (União Brasil), procurando se viabilizar como representante mais ativo dos servidores públicos mato-grossenses que tem confrontado o governador em diversas situações, nos últimos anos, notadamente no que se refere à valorização salarial.

 

Deve facilitar o esforço de Antônio Wagner o fato de que, nos últimos anos, como dirigente do Sinpaig e da CSB, ele também se consagrou como dos mais destacados integrantes do Fórum Sindical de Mato Grosso, formado por representantes dos mais de 30 sindicatos que detém a representação dos servidores públicos das diversas categorias do Estado.

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Concurso para cartório: audiência sorteará serventias para candidatos com deficiência e negros

Publicados

em

O Poder Judiciário de Mato Grosso realizará, neste ano, Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga das Delegações de Notas e de Registro do Foro Extrajudicial do Estado. São 161 vagas distribuídas em diversos municípios. O Edital já foi publicado e, antes da abertura dos pedidos de isenções e inscrições, será feita uma audiência pública de sorteio das serventias reservadas às cotas para pessoas com deficiência e negros (pretos e pardos).
 
A audiência será realizada no dia 23 de abril (terça-feira), às 14 horas (horário de Cuiabá), no Plenário 1 do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), conforme edital de convocação assinado pelo desembargador Rui Ramos Ribeiro, presidente da Comissão Examinadora do certame. A audiência é aberta a todos os interessados e comunidade em geral.
 
Para garantia da publicidade, a audiência será transmitida ao vivo, no canal oficial do TJMT no Youtube e será gravada para eventuais consultas posteriores.
Encerrada a audiência pública, a relação das serventias destinadas às cotas será publicada no Diário da Justiça Eletrônico e divulgada nos endereços eletrônicos www.tjmt.jus.br e www.cebraspe.org.br/concursos/tj_mt_24_notarios.
 
Conforme o Edital de abertura do concurso, serão reservadas 5% das vagas às pessoas com deficiência (PcD), dentre todas as serventias oferecidas no concurso para provimento e remoção. Também serão reservadas 20% das vagas oferecidas no concurso para provimento aos candidatos negros.
 
Após a realização da audiência pública e sua respectiva divulgação do resultado, a próxima etapa será a abertura do período de solicitação de isenção da taxa de inscrição no concurso, que será de 24 de abril a 23 de maio de 2024.
 
 
 
Celly Silva
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Robô Ilustris_IA do Judiciário de Mato Grosso automatiza baixa de processos

Publicados

em

Em busca do aperfeiçoamento constante e eficiência na prestação dos serviços à sociedade, o Judiciário de Mato Grosso inova mais uma vez lançando o Illustris_IA, o Robô vai agilizar a baixa de processos que passa a ser automática. Criada pela Coordenadoria Judiciária do Tribunal de Justiça, em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Laboratório de Inovação, InovaJus-MT, a ferramenta foi lançada nesta quinta-feira (18 de abril), já está em pleno funcionamento e representa uma revolução no andamento processual.
 
“Isso vai impactar positivamente na rotina diária do Judiciário. O robô encaminha processos que já estão com certidões de trânsito em julgado e devolve às unidades de origem os processos que vieram para o Tribunal de Justiça em grau de recurso para que seja dado o cumprimento. Isso gera para nós no segundo grau uma baixa na taxa de congestionamento e o rápido retorno para as pessoas que aguardam na unidade o cumprimento da decisão”, pontuou a juíza auxiliar da Presidência e coordenadora do Laboratório de Inovação do TJMT, Viviane Brito Rebello.
 
Para a coordenadora Judiciária do TJMT, Rose Pincerato, a nova ferramenta vai refletir diretamente no tempo de tramitação dos processos e entrega de um serviço de qualidade ao cidadão. “O robô significa uma mão de obra em cada secretaria, no mínimo. Ao automatizar tarefas rotineiras e demoradas, como a baixa de processos, a carga de trabalho dos profissionais jurídicos lotados nas secretarias será consideravelmente reduzida, e eles poderão se dedicar em outras tarefas mais complexas”, ressaltou.
 
Em 2023, foram baixados 110 mil processos. Um trabalho manual e repetitivo em que os servidores precisam acompanhar todo trâmite, monitorando a tarefa no sistema do Processo Judicial Elettrônico, PJe. Cada baixa demorava em média 5 minutos, ocupando então quase 10 mil horas de trabalho.
 
O diretor de Departamento da Coordenadoria Judiciária, Thales Rubiale, explica que com o robô trabalhando 24 horas por dia, de forma ininterrupta, essa realidade vai mudar. “Agora isso é feito automaticamente, o sistema vai identificando e baixando o processo. Se o robô tivesse trabalhado na baixa desses 110 mil processos, em número de servidores significa que, se eu tivesse quatro servidores exclusivamente designados para esta tarefa, eles demorariam 12 meses para concluí-la. Agora temos uma IA para isso e podemos designar estes servidores para atuarem em tarefas que dependam da cognição humana para que sejam resolvidas, trazendo mais economia, rapidez e eficiência”, concluiu.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem 1: foto colorida do robô/sistema em funcionamento, dentro do PJe, em que aparece uma página com os processos a serem devolvidos para a instância de origem. Imagem 2: foto da juíza auxiliar da Presidência concedendo entrevista à TVJUS sobre o novo sistema de baixa dos processos. Ele tem pele branca, cabelos curtos e grisalhos e usa uma camisa verde. 
 
Eli Cristina Azevedo
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Sistema Eletrônico dos Registros Públicos ultrapassa 460 mil acessos em poucos dias de funcionamento

Publicados

em

Desde o dia 1º de abril, já está em funcionamento o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp), ferramenta que pretende conectar todas as serventias de registros públicos do país e suas informações em uma só rede. Conforme balanço divulgado pela Corregedoria Nacional de Justiça, nos primeiros 11 dias de disponibilização do Sistema Eletrônico, foram registrados 463.473 acessos.
 
No âmbito do registro civil, foram contabilizadas 151.479 buscas e 11.119 emissões de certidões. Já no registro de imóveis, somaram-se 125.966 buscas de bens imóveis e 173.423 visualizações de matrículas. Também foram computadas 1.486 buscas por Registro de Títulos e Documentos e de Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RTDPJ).
 
Neste primeiro momento, a versão disponível é voltada ao Poder Judiciário e a órgãos da administração pública, denominado Serp-Jud, sendo acessível a magistrados e servidores previamente cadastrados na Plataforma Digital do Poder Judiciário brasileiro (PDPJ-Br).
 
A juíza auxiliar da corregedoria nacional de Justiça Carolina Ranzolin avalia que o alto número de acessos e solicitações no Serp-Jud, poucos dias após o lançamento, é bastante animador. “Esses números indicam que a ferramenta despertou o interesse de magistrados e servidores”. A também juíza auxiliar da Corregedoria Nacional Liz Rezende de Andrade comentou que a expectativa é de que o sistema entre na rotina de utilização dos juízes e cartórios judiciais. “Ele veio para facilitar a conexão entre o sistema judicial e o extrajudicial, podendo destravar vários gargalos comuns dos processos, como busca de pessoas e localização de bens”, exemplifica.
 
Modernização e simplificação – O Serp foi criado pela Lei Federal n. 14.382/2022, que também modernizou e simplificou os procedimentos relativos aos registros públicos pertinentes a atos e negócios jurídicos. O Serp-Jud, módulo exclusivo de acesso do Poder Judiciário e dos órgãos da administração pública, permite o acesso aos serviços dos registros públicos brasileiros, como registro civil, registro de imóveis e registro de títulos e documentos e pessoas jurídicas.
 
Por meio do sistema, magistrados e servidores do Poder Judiciário têm acesso instantâneo, seguro e facilitado aos serviços digitais já implementados pelos cartórios de registros do Brasil, entre eles os módulos de busca nacional de bens e de registro civil de pessoas naturais, visualizações de matrículas, emissões de certidões de nascimento, casamento e óbito, buscas e certidões de registro de pessoas jurídicas e pesquisa de bens.
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
Com informações da Agência CNJ
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana