fbpx

Várzea Grande

Alunos da Rede Pública de Ensino visitam secretarias municipais em projeto educacional

Publicados

em

Dando início a semana alusiva à Páscoa, que é comemorada, no dia 21 de abril, a Prefeitura Municipal de Várzea Grande em Parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município realiza projeto educacional de visitas guiadas as secretarias do município. O projeto foi idealizado pela Educação com o intuito dos estudantes da rede municipal conhecerem a estrutura administrativa e seus representantes que estão à frente de cada pasta, bem como o de obter o conhecimento de sua estrutura administrativa, função e atribuição.

As visitas começaram no dia 08 de Abril e se estende até o próximo dia 17, onde durante o período matutino e vespertino uma escola previamente selecionada visita à secretaria que lhe foi designada. No momento da visita os estudantes entregam um pequeno presente ao secretário(a) em forma de agradecimento pelo recebimento, como troca de informação e experiência, daquilo que aprenderam na escola sobre o período de Páscoa. As crianças apresentam número artístico-cultural como exemplo, declamar poema, apresentação de jogral, número musical, artesanato, dentre outras atividades.

“As visitas fazem parte do programa de socialização que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, nas escolas públicas, onde os professores apresentam aos alunos as estruturas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Neste primeiro momento participam do programa 22 escolas.

Na manhã desta segunda-feira (08) os alunos da Escola Municipal de Educação Básica “Antônio Joaquim de Arruda”, localizada no bairro Cristo Rei, visitaram a secretaria de Governo, e foram recepcionados pelo secretário Kalil Baracat que explicou a funcionalidade do órgão que é responsável pelo assessoramento direto da prefeita Lucimar Sacre de Campos, nos assuntos técnicos, administrativos e políticos. A secretaria de Governo atua também em sintonia com as demais secretarias municipais.

Já no período da tarde foi a vez dos alunos da EMEB “Prof. Marilce Benedita de Arruda”, da região centro norte, percorrem os setores da Secretaria de Educação para saber como opera um dos mais importantes setores da administração pública, responsável em desenvolver, executar, controlar e avaliar a política pública educacional.

O secretário de Educação, Sílvio Fidelis, disse que o projeto faz parte da política pública adotada por essa Administração que mantém as portas abertas para toda a população, principalmente, para os estudantes que já recebem em sala de aulas as informações referentes aos trabalhos desenvolvidos pelos agentes públicos.  

Para o secretário, essa é também uma forma de contribuir para o conhecimento dos estudantes, que durante a visita podem dialogar com os secretários e funcionários sobre as atribuições que cada um desenvolve. Neste ano os alunos escolheram os órgãos que gostariam de visitar.

“É importante que os alunos queiram conhecer mais as secretarias que despertam mais curiosidade, e isso é importante porque a partir dessa curiosidade terão uma maior percepção do conhecimento, podendo até despertar a escolha de profissão. Ter essa aproximação e vivência de como funciona a administração pública da nossa cidade, bem como ter esse contato, permite aos alunos uma maior compreensão daquilo que aprenderam na sala de aula. Esse aprendizado também ajuda na formação da cidadania de cada aluno”, pontuou o secretário Silvio Fidelis.

A diretora da EMEB ““Prof. Marilce Benedita de Arruda”, Tereza de Oliveira Hubner disse que os alunos estavam ansiosos para conhecer o prédio da Secretaria de Educação, de onde se planeja e organiza toda a política educacional. “É uma oportunidade que estão tendo e vivenciando neste momento. Essa integração fortalece os vínculos da comunidade escolar com a administração pública", elogiou.

“A Páscoa possui muitos símbolos representativos, como: coelho de Páscoa, ovo de chocolate. O coelho de Páscoa é considerado o símbolo da fertilidade e do nascimento em diversas culturas. Já os ovos de Páscoa que normalmente são coloridos e feitos de chocolate, carregam o germe da vida e representam a fertilidade, o nascimento, a esperança, a renovação, além da religiosidade que representa a Ressurreição de Jesus Cristo. Nós ensinamos tudo isso aos alunos e eles nas aulas práticas de artes, expressam seu conhecimento. Neste ano produziram poemas, jograis, artesanatos do conhecimento dado e levaram um pouco do seu aprendizado aos secretários sobre o significado da Páscoa”, disse ela.

Agenda:

Nesta terça feira (09), três escolas realizam o projeto . Às 9h os alunos da Escola Municipal de Educação Básica “Dirce Leite de Campos”, localizada no bairro jardim Itororó, estarão visitando a Controladoria Geral do Município.  

Às 14h, estudantes na  EMEB “Eunice César Melo”, localizada no bairro Pirineu, visitarão as novas instalações da Secretária de Saúde, que a partir de hoje passa a funcionar na Avenida da FEB.

No mesmo horário, 14h, os alunos do Centro Educacional “Salvelina Ferreira da Silva”, localizada no bairro Jardim Itororó, vão conhecer as estruturas e funcionalidade do Previvag – Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais de Várzea Grande.  

Por: Luana Silveira e Kátia Passos – Secom/VG

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Várzea Grande

Várzea Grande libera vacina para idosos a partir de 81 anos

Profissionais de saúde que ainda não receberam a primeira dose devem se cadastrar para a imunização.

Publicados

em

Da Redação

A prefeitura de Várzea Grande está cadastrando idos a partir de 81 anos para recebimento da primeira dose da vacina contra o covid-19. O município recebeu do Governo do Estado, na última terça-feira (9), 1.800 doses do imunizante e segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Profissionais de saúde, empregados ou autônomos, que ainda não receberam a primeira dose devem se cadastrar para a imunização. Os que já foram vacinados receberão a segunda dose até o próximo domingo (14).

Para receber as vacinas, as pessoas deve se cadastrar no site oficial da vacinação em Várzea Grande, clicando aqui.

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Metropolitano abre mais 10 leitos para pacientes com covid-19

Segundo a Secretária de Saúde, esta semana foram inaugurados 30 leitos de UTIs no Estado.

Publicados

em

Da Redação

O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, abriu, nesta quarta-feira (10), 10 novos leitos de UTI para atender pacientes com covid-19. A unidade hospitalar é referência estadual no tratamento da doença. Com a ampliação, o hospital passa a contar com 80 leitos de UTI e 178 de enfermaria.

“Esta semana disponibilizamos 10 novos leitos de UTI no Hospital Estadual Santa Casa e outros 10 no São Lucas, em Primavera do Leste. Hoje, entregamos mais 10 leitos no Hospital Metropolitano. São 30 novos leitos de UTI para pacientes do SUS”, declarou o secretário estadual de saúde Gilberto Figueiredo.

A Secretaria estuda a ampliação de leitos em Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Alta Floresta.

“Essas ampliações são necessárias para que possamos ficar numa situação menos desconfortável e ter leitos de UTI suficientes para caso haja o agravamento da pandemia”, disse Figueiredo.

Na última terça-feira (09.02), Mato Grosso registrou 73,6% de ocupação das UTIs públicas referenciadas para o tratamento da Covid-19. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), restam 108 leitos de Terapia Intensiva disponíveis em todo o Estado; as vagas são exclusivas para o atendimento de pacientes com novo coronavírus.

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Surto de Covid fecha Câmara de Várzea Grande

Três servidores testaram positivo para a doença.

Publicados

em

Da Redação

A Câmara Municipal de Várzea Grande suspende as atividades administrativas e parlamentares na Casa de Leis, devido  três servidores testarem positivos para a Covid 19. A publicação da medida será feita nesta quarta-feira (10) no Jornal Oficial dos Municípios (AMM).

“Suspender as atividades presenciais, incluindo o atendimento ao público por sete dias, devendo as atividades serem realizadas em home office e tele-bralho”, é destacado na publicação.

O presidente da Casa de Leis,  o vereador Fábio José Tardin – Fabinho (DEM), relata que a medida é para proteger a saúde dos demais servidores e munícipes

“Infelizmente tivemos estes casos dentro da Câmara, porém, quero pedir para que os demais trabalhadores se cuidem, higenize as mãos, evitem aglomerações e usem máscaras. Todas as medidas preventivas foram tomadas, inclusive com desinfecção de ambiente,  mas o servidor pode se contaminar fora do Legislativo.  Por isto, estamos suspendendo os trabalhos para evitar de termos uma propagação interna”, destaca o vereador.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana