fbpx
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política Nacional

Alimentação nas escolas está na pauta da Comissão de Educação

Publicados

em

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) tem reunião deliberativa na próxima terça-feira (23), às 11h. Na pauta, o projeto de lei do Senado (PLS 331/2017) que destina metade dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar para a aquisição de gêneros da agricultura familiar. A autora da matéria é a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) e tem como relator o senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Os senadores podem votar ainda o PL 1619/2019, da Câmara dos Deputados, que assegura a matrícula dos dependentes da mulher vítima de violência doméstica na escola mais próxima de casa. O relator da matéria é o senador Eduardo Gomes (MDB-TO). Já o PLS 302/2017, do senador Lasier Martins (PSD-RS), isenta de Imposto de Renda as premiações de cunho artístico e cultural. A relatora é a senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE).

A CE pode analisar ainda três projetos de lei que instituem dias comemorativos. O PLC 111/2018, relatado pelo senador Flávio Arns (Rede-PR), cria o Dia Nacional do Ecumenismo. O PLC 108/2018, relatado pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), prevê o Dia Nacional do Rodeio. Já o PLS 249/2018, relatado pelo senador Zequinha Marinho (PSC-PA), estabelece o Dia Nacional do Museu.

Outro item na pauta é o PL 409/2019. Relatado por Lasier Martins, o texto inscreve o nome de Oswaldo Aranha (1894-1960) no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Político, diplomata e advogado, ele foi o chefe da delegação brasileira e presidente da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1947. No ano seguinte, Aranha foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços pela paz no Oriente Médio.

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política Nacional

Kajuru ameaça romper com Lula e diz se sentir ignorado pelo governo

Publicados

em

 

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO), atual vice-líder do governo no Senado, deu sinais de possível rompimento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar do posto estratégico na articulação política, o parlamentar afirma estar sendo ignorado pelo Palácio do Planalto e relata dificuldades até mesmo para ser atendido por ministros.

A insatisfação de Kajuru se agravou após seu adversário político em Goiás, o senador Vanderlan Cardoso (PSD), ter sido beneficiado com repasses federais e com a nomeação de Abelardo Vaz Filho para o comando da Codevasf no estado.

“Ou Lula resolve a situação — que eu não aceito ser inferior a inimigo meu e dele — ou acaba tudo”, disparou Kajuru. “Me sinto traído.”

Segundo o senador, aliados petistas estariam tentando minar sua imagem junto ao presidente, insinuando que ele defende o ex-presidente Jair Bolsonaro em meio ao julgamento sobre a tentativa de golpe investigada pelo STF, além de criticar seus elogios públicos ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).

Kajuru rebateu as críticas: “Fiz (a defesa de Bolsonaro) quando me perguntaram se comemorei o fato dele se tornar réu. Respondi que não. Ele nunca me fez mal e sempre me tratou bem. Me atendia na primeira chamada. Já o Lula nem atende. Tenho que ligar para o ajudante de ordens.”

Sobre Caiado, reforçou: “Nunca houve problema. Nunca reclamou dos meus elogios ao presidente.”

O senador também relembrou sua ligação histórica com Lula, que começou na campanha presidencial de 1989. Na época, subiu em um palanque petista e acabou demitido da emissora em que trabalhava. “São 35 anos de amizade”, destacou.

Ao ser questionado sobre os ministros que não retornam suas ligações, Kajuru mencionou Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes) e Margareth Menezes (Cultura). O parlamentar lamenta o que chamou de “isolamento” dentro do núcleo de governo.

“No plenário, vários senadores comentam comigo que é melhor ser inimigo do Lula do que aliado dele nesse governo. Aquele Lula que recebia senadores, deputados, empresários e jornalistas semanalmente no Planalto, com almoços aos sábados, não existe mais. Era outro Lula”, criticou, ao comparar o atual governo com os mandatos de 2003 a 2010.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política Nacional

Bolsonaro quebra o silêncio após internação: “Quase 100% e chipado”

Publicados

em

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) falou publicamente nesta sexta-feira (11/4) após ser internado com fortes dores abdominais, resultado de complicações ligadas à facada sofrida em 2018. Em vídeo enviado à imprensa, ele confirmou que segue sem previsão de alta e afirmou estar otimista quanto à recuperação.

“Ainda estou sem previsão de alta. Esse protocolo médico precisa ser seguido corretamente. Quando eu tiver alta, volto para casa, em Brasília, e, depois de 10 ou 15 dias, retorno ao Nordeste para retomar as agendas da Rota 22”, declarou Bolsonaro, referindo-se ao seu tour político pelo país.

Mesmo internado, monitorado por máquinas e sob cuidados médicos no Hospital Rio Grande, em Natal (RN), o ex-presidente manteve o bom humor:

“Já estou quase 100% e continuo chipado”, brincou, em alusão ao chip hormonal que utiliza.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Política Nacional

Internado de novo: Bolsonaro passa mal durante viagem pelo Nordeste

Publicados

em

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado na manhã desta sexta-feira (11), em um hospital da cidade de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte, após relatar fortes dores abdominais.

De acordo com pessoas próximas, o mal-estar estaria relacionado a complicações do atentado a faca que ele sofreu em 2018, durante a campanha presidencial. Bolsonaro está em viagem pelo Nordeste para fortalecer a atuação do Partido Liberal (PL) na região.

A agenda faz parte do projeto Rota 22, uma série de visitas, seminários e oficinas com o objetivo de ampliar a presença política do ex-presidente e de seu partido em diferentes estados, começando pelo Rio Grande do Norte.

Ainda nesta manhã, Bolsonaro será transferido para a capital, Natal, onde receberá acompanhamento médico especializado. Até o momento, seu estado de saúde é estável, mas inspira cuidados.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana