fbpx

Cuiabá

3ª edição da Pescaria da Melhor Idade conta com mais de 500 idosos

Publicados

em

A “Pescaria da Melhor Idade” promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e Ordem Pública contou com a participação de mais de 500 idosos assistidos pelas Unidades dos Centros de Convivência do Município. Os aniversariantes do mês de abril receberam o peixe das mãos do prefeito Emanuel Pinheiro. 

Em sua 3ª Edição, o evento é realizado sempre nessa época do ano, devido à proximidade das festividades da Páscoa que relembram a morte e ressureição de Jesus Cristo, sendo o peixe o alimento mais consumido nessa época do ano.

Dona Maura Pereira Marques, 69 anos, participa do evento desde a primeira edição. Frequentadora do CCI Aidêe Pereira, agradece a ajuda oferecida pela Prefeitura, pois assim, por três anos consecutivos, ela tem o peixe garantido na mesa. “Estou muito feliz. Só tenho a agradecer”, comentou.

Srº Inocêncio Ribeiro da Silva, 83 anos, faz parte do CCI Maria Ignês. Ele participou pela primeira vez no ano passado, disse que não poderia faltar, pois iria perder a chance de ganhar o peixe. “Para nós que não temos condições de comprar, ainda mais nessa época do ano que a procura aumenta bastante, é uma excelente oportunidade. Quero agradecer e muito o prefeito pela iniciativa de ajudar o próximo”, disse.

Todo equipado com vara e molinete e muito estilo, Joaquim Correa da Silva, 79 anos, do CCI Maria Ignês conta que faz questão de pescar o próprio peixe. Segundo ele, se pudesse escolher queria pegar um pirarucu. “Mas o tipo não importa, peixe é peixe. Se não tiver o peixe e a canjica não é Semana Santa”, reforçou.

O prefeito Emanuel Pinheiro disse que o evento já é uma atividade permanente no calendário de da prefeitura, a fim de valorizar e promover um momento de lazer e entretenimento. “Esse ano estamos celebrando os 300 Anos de Cuiabá. E se chegamos até aqui, devemos parte disso ao papel desempenhado por cada um de vocês dentro desse processo. Um dia vocês cuidaram da gente, agora nós é que vamos cuidar de vocês”, declarou Pinheiro.

Em sua fala, o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho fez questão de agradecer o compromisso e empenho dispensado pelo prefeito para que por mais um ano fosse realizada uma nova edição da pescaria. Além disso, o secretário destacou a parceria com a Ordem Pública, que graças ao esforço do secretário Leovaldo Salles, todos terão garantido o peixe da sexta-feira santa. “É uma determinação da gestão, atender com qualidade a pessoa da melhor idade. E é por isso que temos trabalhado incansavelmente para cada vez melhorar a qualidade dos serviços ofertados para esse público que já contribuiu e muito com a sociedade”, declarou Coelho.

Emocionado, Pinheiro disse que o idoso não precisa falar, pois a aparência demonstra tudo e oferece a maior lição. “Os cabelos brancos, a pele mais enrugada, e o corpo um pouco mais cansado, mas com muita vontade de viver e aproveitar a vida serve de inspiração para continuar fazendo o melhor pela cidade. É isso que eu quero transmitir para as gerações. Como a melhor idade cuiabana está envelhecendo com qualidade, dando show de vitalidade e energia. Quero que a prefeitura aproxime cada vez mais essa relação, para que projetos, eventos, participações efetivas ações e políticas públicas sejam efetivados”, frisou.

“Essa é a demonstração do imenso carinho, amor e respeito, que eu como o prefeito de Cuiabá juntamente com a primeira-dama temos por vocês. É o meu projeto, fazer com que Cuiabá seja eleita como a melhor cidade para se envelhecer no Brasil”, finalizou o chefe do Executivo.  

Atualmente, a Prefeitura de Cuiabá atende mais de 1.200 idosos, com diversas atividades nas quatro unidades dos CCI’s, que vão desde entretenimento a apoio escolar, saúde. Todas as atividades são desenvolvidas através do Sistema de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, atuando sempre na prevenção de situações de risco social. A pescaria está prevista nas normas do Sistema e vem agregar às demais atividades, garantido o direito da pessoa idosa à inclusão social, com foco na cidadania de cada um.

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

5ª edição do “Mulheres em ação” realiza mais de 1.490 atendimentos no Distrito do Sucuri

Publicados

em

No sábado (06), o Distrito do Sucuri recebeu a 5ª edição do programa “Mulheres em Ação”. A iniciativa levou mais de 50 serviços para os moradores da região e fechou o dia com cerca de 1.490 atendimentos realizados.

De acordo com a aposentada Valéria Silva, o atendimento da região rural proporcionado pelo mutirão é muito importante, já que facilita e ajuda a vida de milhares de moradores. Ela destacou que foi por meio da ação que conseguiu tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19, além de consultar com um clínico geral.

“Nós que moramos mais distante do centro da cidade temos dificuldades com atendimento médico, conseguir remédios, e muitas vezes acabamos deixando o cuidar da saúde para depois. Fiquei sabendo do evento e não pensei duas vezes, chamei minha vizinha e viemos receber o atendimento. A Prefeitura está de parabéns por essa iniciativa”, afirma.

Para a secretária da pasta da Mulher, Cely Almeida, mais uma vez o evento foi sucesso. “Desde o início do Mulheres em Ação percebemos que estamos no caminho certo e que esse trabalho veio para ficar. Em cinco edições, são quase 9 mil atendimentos, o que mostra que a comunidade necessita destes serviços. Se depender da nossa empolgação e da nossa equipe, teremos Mulheres em Ação até o último dia da gestão Emanuel Pinheiro”, pontua.

Ivete Gonçalo, moradora da comunidade Machado, aproveitou a ação para atualizar o Cadastro Único e marcar uma consulta médica. Ela destacou que um evento deste tamanho deveria ser realizado periodicamente nos bairros mais carentes da cidade.

“Em toda a minha vida que moro no Machado nunca tinha participado de um evento como esse, com tantos serviços. Cheguei cedinho e consegui resolver todas as minhas pendências, o prefeito poderia realizar o Mulheres em Ação todo o mês na nossa região”, observou.

A modelo e Miss Beleza do Brasil 2022, Nathalia Prazeres, tem acompanhado as atividades realizadas pela Secretaria da Mulher, mesmo morando em São Paulo. Ela reforçou que se sente representada por essa pasta e que participou desta edição no Distrito do Sucuri como uma forma de também dar sua parcela de contribuição.  

“Quando marquei minha passagem para Cuiabá, fiquei sabendo do Mulheres em Ação e fiz questão de passar este sábado contribuindo com essas mulheres e ajudando de alguma forma. Quero parabenizar a todos por esta iniciativa”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Emanuel entrega Central Municipal de Serviços Funerários totalmente reformada

Publicados

em

Davi Valle

 

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro entrega nesta terça-feira (09), às 9h, a nova sede da Central Municipal de Serviços Funerários “Cristiano Garcia”. Localizada na Rua Almeida Lara, no bairro Bandeirantes, a estrutura passou por uma reforma geral coordenada por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

O projeto de reforma foi elaborado pela própria Limpurb e englobou a execução de diversos serviços. Entre eles estão: recuperação da cobertura; readequação do espaço interno; reforma dos banheiros; climatização; modernização de todo sistema elétrico e de iluminação; substituição de portas, forro e mobiliário; pintura e instalação de uma nova fachada.

A sede da Central foi inaugurada no ano de 2001 e desde então não passou por nenhuma grande reforma. O local funciona 24 horas e, além da Prefeitura de Cuiabá, conta ainda com a prestação de serviços feitos por cartórios, pela Empresa Cuiabana Administradora de Cemitérios, e também pela administradora do cemitério Parque Bom Jesus.

SERVIÇO:

Assunto: Entrega da nova Central Municipal de Serviços Funerários “Cristiano Garcia”

Local: Rua Almeida Lara, 269 – Bandeirantes

Horário: 9h

Data: 09 de agosto, terça-feira

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Reunião com proprietários de bares e restaurantes da Praça da Mandioca apresenta potencial do aplicativo do Turismo

Publicados

em

Equipe técnica da Secretaria Municipal de Turismo se reuniu com proprietários de bares e restaurantes da região da Praça da  Mandioca. Durante a ação, realizada na sexta-feira (5), os profissionais reforçaram a importância da divulgação assim como manter os dados atualizados no aplicativo desenvolvido pela Prefeitura da capital, o Turismo Cuiabá.

Durante a visita, foram cadastrados cerca de 30 estabelecimentos para inserção a ferramenta digital, que já conta com mais de 220 mil visualizações desde o seu lançamento no mês de junho. 

João Eduardo de Sá, coordenador técnico da Pasta, explica que a ideia é fazer com que os proprietários dos estabelecimentos incentivem o turista ou clientes a acessarem o aplicativo.

Reforçou aos proprietários de estabelecimento que as informações estejam sempre atualizadas, deixando o aplicativo atrativo e repleto de novidades.

“Todos aqui na Praça da Mandioca  estão cadastrados.  Os empresários irão encaminhar os dados para Secretaria  de Turismo poder atualizar as informações sobre os estabelecimentos.  Essa agenda  com o segmento do turismo na Praça da Mandioca teve início há alguns dias. Agora, na fase dois,  iremos apresentar o material gráfico (folders) com o QR code  que posteriormente  estarão disponíveis em vários pontos da cidade”, disse.

Proprietária do Mandioca Pub, Bárbara Albuquerque Brasil, considera  a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá de grande importância. Ela aproveitou e pediu para  que  Secretaria de Turismo ‘abrace’ projetos da Praça da Mandioca para fomentar a visitação no local.

“É extremamente válida a reunião. Eu acompanho o trabalho que a Prefeitura vem realizando para ajudar o setor de bares, restaurantes e similares no pós-pandemia. Eu quero pedir para que a Prefeitura, por meio da Secretaria do Turismo, nos ajude com nossos projetos”, concluiu.

O aplicativo do Turismo foi criado por servidores/técnicos de informática da Prefeitura de Cuiabá. Para acessar o aplicativo, basta baixá-lo no Google Play Store, Apple Store ou acessar o QR Code no site  http://turismo.cuiaba.mt.gov.br.

Atualmente, já são mais de 800 estabelecimentos comerciais cadastrados.

O secretário de Turismo, Zito Adrien, anunciou recentemente a expansão do Aplicativo Turismo Cuiabá para toda a baixada cuiabana, por meio do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá – (composto por Cuiabá e outros 12 municípios) e que tem o prefeito da capital, Emanuel  Pinheiro como presidente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana