fbpx

Várzea Grande

‘Juventude Ativa’ ajuda adolescentes a construir um projeto de vida

Publicados

em

O projeto social “Juventude Ativa” empossou e fez a entrega de certificados para 48 lideres e vice-líderes nesta quinta-feira (11), no auditório da Secretaria de Assistência Social. O projeto atende 600 adolescentes do município com oficinas profissionalizantes em 24 bairros distintos. O intuito do “Juventude Ativa” é fortalecer a autoestima dos adolescentes aprimorando o relacionamento em grupo, laços familiares e comunitários, contribuindo para o efetivo exercício da cidadania.  

A liderança nos grupos é uma forma de conscientizar adolescentes acerca de novas perspectivas de vida e possibilidades de mudança de comportamento; desenvolver conceitos de cidadania; aprimorar o conhecimento sobre a identidade cultural e ampliar o acesso às manifestações culturais.

A secretária de Assistência Social, Flávia Omar, enfatizou que o projeto social tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e de autonomia dos adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades da faixa etária. As atividades são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas.

“O objetivo do ‘Juventude Ativa’ é despertar nos adolescentes em situação de vulnerabilidade social a consciência crítica e participativa voltada para a identidade cultural e qualificação profissional e, consequentemente, a construção da cidadania pautada na valorização e fortalecimento de vínculos familiares, por meio das atividades educativo-culturais promovidas nos grupos que estão presentes em 24 bairros do município, totalizando a cobertura socioassistencial a 600 adolescentes”, explicou Flávia Omar.  

A coordenadora do projeto e secretária-adjunta de Assistência Social, Vanessa Navarro disse que o projeto visa o cuidado e proteção do adolescente, atendendo suas necessidades básicas, exercendo sua cidadania e prevenindo situações de vulnerabilidade social, por meio de oficinas de convívio e orientações para desenvolvimento integral do adolescente.

“A solenidade de posse de líder e vice-líder tem a função de unir os integrantes do grupo para ser exercitado e aperfeiçoado a união e integração social. A liderança está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz sabe como motivar e estimular os colegas a terem suas conquistas de vida exitosa”, explicou a coordenadora.

O vereador Ícaro Reveles, representando o legislativo municipal, na oportunidade destacou ser fruto do esporte várzea-grandense, o esporte oportunizou a ser um jovem responsável, focado e dedicado aos estudos. “Este projeto é uma referência, pois quando se investe no adolescente está investindo em uma sociedade melhor e igualitária. A atividade extraclasse estimula os adolescentes a serem focados e determinados, eu sou prova disso. A gestão está de parabéns em investir na educação, cultura, esporte, música e lazer, pois são elementos basilares que contribuem na formação do homem e da mulher do bem”.   

A líder do bairro Cidade de Deus, Larissa da Cruz, 14 anos, disse que o projeto é uma oportunidade impar de mudança de comportamento e caráter. “Agradecemos imensamente a prefeita Lucimar Sacre de Campos por implantar este projeto que vem transformando e dimensionando nosso futuro com expectativas transformadoras. O projeto é nosso porto seguro, pois ajuda a despertar nossos talentos e melhorar nosso intelectual artístico e cultural”.

O projeto 'Juventude Ativa' é uma idealização da prefeita Lucimar Sacre de Campos, e atende adolescentes de 12 a 16 anos, nas quatro áreas de abrangências dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O projeto contempla 24 bairros, com 25 participantes por oficinas profissionalizantes. As oficinas oferecidas são: de pintura em tela; artes; dança; música; grafitagem e esporte.

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Várzea Grande

Várzea Grande libera vacina para idosos a partir de 81 anos

Profissionais de saúde que ainda não receberam a primeira dose devem se cadastrar para a imunização.

Publicados

em

Da Redação

A prefeitura de Várzea Grande está cadastrando idos a partir de 81 anos para recebimento da primeira dose da vacina contra o covid-19. O município recebeu do Governo do Estado, na última terça-feira (9), 1.800 doses do imunizante e segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Profissionais de saúde, empregados ou autônomos, que ainda não receberam a primeira dose devem se cadastrar para a imunização. Os que já foram vacinados receberão a segunda dose até o próximo domingo (14).

Para receber as vacinas, as pessoas deve se cadastrar no site oficial da vacinação em Várzea Grande, clicando aqui.

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Metropolitano abre mais 10 leitos para pacientes com covid-19

Segundo a Secretária de Saúde, esta semana foram inaugurados 30 leitos de UTIs no Estado.

Publicados

em

Da Redação

O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, abriu, nesta quarta-feira (10), 10 novos leitos de UTI para atender pacientes com covid-19. A unidade hospitalar é referência estadual no tratamento da doença. Com a ampliação, o hospital passa a contar com 80 leitos de UTI e 178 de enfermaria.

“Esta semana disponibilizamos 10 novos leitos de UTI no Hospital Estadual Santa Casa e outros 10 no São Lucas, em Primavera do Leste. Hoje, entregamos mais 10 leitos no Hospital Metropolitano. São 30 novos leitos de UTI para pacientes do SUS”, declarou o secretário estadual de saúde Gilberto Figueiredo.

A Secretaria estuda a ampliação de leitos em Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Alta Floresta.

“Essas ampliações são necessárias para que possamos ficar numa situação menos desconfortável e ter leitos de UTI suficientes para caso haja o agravamento da pandemia”, disse Figueiredo.

Na última terça-feira (09.02), Mato Grosso registrou 73,6% de ocupação das UTIs públicas referenciadas para o tratamento da Covid-19. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), restam 108 leitos de Terapia Intensiva disponíveis em todo o Estado; as vagas são exclusivas para o atendimento de pacientes com novo coronavírus.

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Surto de Covid fecha Câmara de Várzea Grande

Três servidores testaram positivo para a doença.

Publicados

em

Da Redação

A Câmara Municipal de Várzea Grande suspende as atividades administrativas e parlamentares na Casa de Leis, devido  três servidores testarem positivos para a Covid 19. A publicação da medida será feita nesta quarta-feira (10) no Jornal Oficial dos Municípios (AMM).

“Suspender as atividades presenciais, incluindo o atendimento ao público por sete dias, devendo as atividades serem realizadas em home office e tele-bralho”, é destacado na publicação.

O presidente da Casa de Leis,  o vereador Fábio José Tardin – Fabinho (DEM), relata que a medida é para proteger a saúde dos demais servidores e munícipes

“Infelizmente tivemos estes casos dentro da Câmara, porém, quero pedir para que os demais trabalhadores se cuidem, higenize as mãos, evitem aglomerações e usem máscaras. Todas as medidas preventivas foram tomadas, inclusive com desinfecção de ambiente,  mas o servidor pode se contaminar fora do Legislativo.  Por isto, estamos suspendendo os trabalhos para evitar de termos uma propagação interna”, destaca o vereador.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana